Iporanga

População Estimada em (2021): Até 10 mil
Estratégia de Atenção Primária: 75 - 100%

A apresentação dos indicadores tem como objetivo dar evidência à situação das doenças crônicas nos municípios, utilizando como parâmetro de comparação os valores do estado de SP.

Taxa de cobertura da Atenção Básica

A cobertura na Atenção Básica é utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Taxa de Cobertura da Estratégia de Saúde da Família

A cobertura da Estratégia Saúde da Família, dada pelo percentual da população coberta por essas equipes em relação à estimativa populacional, tem como objetivo monitorar o acesso dos usuários ao respectivo modelo de atenção à saúde do município.

Taxa de Cobertura Atenção Primária em Saúde

A cobertura da Atenção Primária à Saúde é o novo indicador que incorpora as inovações instituídas pelo Programa Previne Brasil. O indicador considera o quantitativo de população cadastrada pelas Equipes de Saúde da Família (eSF-20h) e Equipes de Atenção Primária (eAP-30h) financiadas no componente “Capitação Ponderada” do Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS) em relação à população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cobertura do Estado Nutricional de Adultos

O cálculo da cobertura de avaliação antropométrica dos usuários que estão em atendimento na Atenção Primária ou vinculados a programas sociais, é uma importante ferramenta de monitoramento da avaliação do estado nutricional, dentro dos serviços de saúde. Informações sobre o estado nutricional são imprescindíveis para o monitoramento da obesidade e também da desnutrição. Se você quiser acessar o relatório público de estado nutricional (SISVAN) do seu município, clique em ( https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/index). Essas informações podem auxiliar o municípios na organização/reorganização de seus planos e políticas, além de orientar medidas de promoção e prevenção de DCNT.

Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida

Mede a proporção de pessoas com hipertensão arterial sistêmica que são consultadas pelas equipes de APS e possuem sua pressão arterial aferida no semestre, em relação a quantidade estimada de hipertensos que o município possui. A meta incentivada pela Nota Técnica No 18/2022-SAPS/MS é de 50%.

 

Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada

Mede a proporção de pessoas com Diabetes que são consultadas pelas equipes de APS e possuem exame de hemoglobina glicada solicitado no semestre, em relação a quantidade estimada de diabéticos que o município possui. A meta incentivada pela Nota Técnica No 19/2022-SAPS/MS é de 50%.

Taxa de mortalidade prematura por doenças do aparelho circulatório

O monitoramento da mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) para doença do aparelho circulatório (CID10 I00-I99), é um importante parâmetro para o planejamento e pactuação dos serviços de saúde, em todos os níveis de atenção.

Taxa de mortalidade prematura por Diabetes Mellitus

O monitoramento da mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) para doença do aparelho circulatório (CID10 E10-E14), é um importante parâmetro para o planejamento e pactuação dos serviços de saúde, em todos os níveis de atenção.

Proporção de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP)

As ICSAPs são internações por doenças passíveis de controle e redução por meio da atenção primária à saúde, envolvendo prevenção e continuidade do cuidado. Esse indicador permite avaliar indiretamente a qualidade da atenção primária oferecida no município e a utilização da atenção hospitalar.