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Conteúdos Didáticos – ArticulaRRAS

CONTEÚDOS DIDÁTICOS

 

1.Conhecendo a família

Convidamos você para conhecer a família da Sandra, que irá nos acompanhar durante todo o curso. Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a família e suas histórias de vida

 
 
 

2.O território da família

Conheça agora o bairro onde a família mora. Para navegar pelo bairro, PASSE O MOUSE OU CLIQUE EM CIMA dos marcadores de cor vermelha, eles identificam serviços, equipamentos sociais, objetos geográficos e residências locais.

 
 
 

3. Georreferenciamento

O Georreferenciamento é um processo importante na territorialização, com o propósito de reconhecer um território a partir da utilização de mapas. No vídeo a seguir, a professora Maria Rita fala e explica mais sobre esse tema e sua aplicabilidade

 
 
 

4. Território

Observe abaixo a NUVEM DE PALAVRAS que elaborada a partir das respostas dos participantes do curso sobre QUAIS FATORES DETERMINAM A SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO?. Na nuvem de palavras, quanto MAIOR O TAMANHO da palavra, MAIS VEZES ela foi citada pelos seus colegas.

 
 
 

5.Intersetorialidade

Você já ouviu falar sobre INTERSETORIALIDADE? A imagem a seguir contém uma breve conceituação desse termo e alguns dos setores e serviços que o compõem

 
 

6. Teoria: Intersetorialidade

A professora Maria Rita traz uma fala sobre a articulação entre sujeitos de diversos setores e exemplifica os serviços que os compõem, seus desafios e quais as possibilidades de se envolver serviços para se obter uma ação coletiva em prol da saúde dos usuários do território

 
 
 

7. LIVE COM O PROFESSOR EDMUNDO GALLO 26/09/22: Território, Sustentabilidade e Saúde

 
 
 

8.CONSULTA NA UBS: DIABETES MELLITUS

Convidamos você a se colocar no lugar do profissional de saúde e responder as dúvidas de Sandra e sua família. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobre o DIABETES MELLITUS. Nessa atividade não existem respostas erradas, TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS. O intuito é apenas proporcionar um momento de pausa para que possam refletir e aprender diversas formas de responder à mesma pergunta. Sandra tem HAS há 3 anos. Como sempre conseguiu controlar a HAS antes da pandemia, costumava frequentar a UBS para consultas de rotina, renovação de receita e ocasionalmente participava do grupo de caminhada. Com o início da pandemia, as atividades da UBS se voltaram ao cuidado com a COVID-19 e as consultas de rotina e grupos ficaram suspensas. Sandra ficou 1 ano sem consultas, somente comparecendo a cada 6 meses para renovação de receita. Com o aumento da taxa de vacinação e diminuição dos casos graves de COVID-19, Sandra compareceu à UBS para uma coleta de exames de rotina.

 
 
 

9.ALIMENTAÇÃO NA DIABETES MELLITUS

O professor Vinícius Vigliazzi, nutricionista, vai falar sobre a alimentação voltada para pessoas que apresentam Diabetes Mellitus (DM). Será abordado os princípios da orientação nutricional, a escolha dos alimentos, e demais pontos que norteiam esse assunto. Assista ao vídeo a seguir.

 
 
 

10. ATIVIDADE FÍSICA NA DIABETES MELLITUS

O profissional de educação física, Matheus Monge, traz nessa aula a temática de exercício físico e atividade física para pessoas que apresentam DM.

 
 
 

11. CONSULTA NA UBS: OBESIDADE

Para se aprofundar no tema da OBESIDADE, te convidamos a se colocar no lugar do profissional de saúde e responder as dúvidas de Sandra e sua família. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobra a OBESIDADE. Nessa atividade não existem respostas erradas, TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS. O intuito é apenas proporcionar um momento de pausa para que possam refletir e aprender diversas formas de responder à mesma pergunta.

 
 
 

12.ATIVIDADE FÍSICA NO OBESIDADE

O profissional de educação física, Matheus Monge, traz a abordagem sobre exercício físico e atividade física, voltado para as pessoas com obesidade.

 
 
 

13. Para se aprofundar no tema da HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, te convidamos a se colocar no lugar do profissional de saúde e responder as dúvidas de Sandra e Paulo. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobre o tema abordado. IMPORTANTE! Nessa atividade não existem respostas erradas, TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS. O intuito é apenas proporcionar um momento de pausa para que possam refletir e aprender diversas formas de responder à mesma pergunta.

 
 
 

14. O profissional de educação física, Matheus Monge, conversa conosco sobre exercício físico e atividade física, voltado para as pessoas que apresentam HAS. .

 
 

15.VISITA DOMICILIAR: CONVERSANDO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Te convidamos, novamente, a se colocar no lugar do profissional de saúde e responder essas dúvidas de Sandra e sua família. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobre o DIABETES MELLITUS.

 
 
 

16.DIRETRIZES CLÍNICAS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A professora Gabriela Vedovato, nutricionista docente da UNIFESP Baixada Santista, aborda mais sobre o tema alimentação adequada e saudável, e traz quais os tipos de alimentos, quais são mais saudáveis e como orientar os usuários quanto a forma de consumo.

 
 
 

17. VISITA DOMICILIAR: ABORDANDO A ATIVIDADE FÍSICA NAS CODIÇÕES CRÔNICAS

Seguindo a visita domiciliar, o profissional de educação física pergunta sobre a rotina da família da Sandra e se eles praticam alguma atividade física. Dessa forma, algumas dúvidas vão surgindo ao longo da conversa. Te convidamos a se colocar no lugar desse profissional, e responder essas dúvidas. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobre o DIABETES MELLITUS.

 
 
 

18. ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO NAS CONDIÇÕES CRÔNICAS

Agora, trouxemos o professor de educação física, Matheus Monge, para dar continuidade a essa temática de extrema importância. Nessa aula, o Prof.º Matheus, trará as especificidades dos exercícios e atividades físicas para as condições crônicas, e como elas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 
 
 

19.VISITA DOMICILIAR: CONVERSANDO SOBRE O TABAGISMO

Para se aprofundar no tema de TABAGISMO, te convidamos a se colocar no lugar do profissional de saúde e responder as dúvidas de Sandra e Dona Maria, sua mãe. Para aproveitar ao máximo esse momento, assista a animação e interaja respondendo as perguntas ao longo da consulta. O intuito da atividade é gerar reflexão sobre esse tema.