INQUÉRITO DA SOBERANIA SEGURANÇA ALIMENTAR E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E COMUNIDADES TRADICIONAIS

      O direito à alimentação adequada é fundamental e está garantido pela Constituição Brasileira desde 2010. Ele inclui o acesso a uma alimentação saudável e regular, respeitando a cultura e a produção do povo, que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Por outro lado, a falta desse acesso é chamada de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN), que expressa a fome como resultado de questões políticas e econômicas.
      Um projeto de pesquisa liderado pelo Mestrando Edgard Aparecido de Moura e a Doutoranda Luciana da Costa, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da UNESP, com parceria da pesquisadora Profa. Dra. Eliane Costa Santos, UNILAB/BA visa entender a situação de saúde e segurança alimentar da população negra e de comunidades tradicionais, e sua relação com a discriminação. A discriminação acontece quando alguém é tratado de forma injusta ou diferente, muitas vezes por causa de características como raça, gênero, religião ou origem étnica. Isso pode incluir tratamento desigual, preconceito ou exclusão de oportunidades com base nessas características.
      Os resultados dessa pesquisa devem ajudar na criação de políticas públicas para lidar com o racismo e a insegurança alimentar. Ela envolve entrevistas com famílias em São Paulo e outros dez estados brasileiros, usando a perguntas sobre Insegurança Alimentar e discriminação, além de questões sobre perfil sociodemográfico e experiências com alimentação e discriminação racial. O objetivo é contribuir com informações sobre soberania alimentar e saúde da população negra no Brasil.

 

Edgard Aparecido de Moura Amaral

Coordenador de Pesquisa


Eliane Costa Santos

Coordenadora de Pesquisa


Luciana da Costa

Coordenadora de Pesquisa


Maria Rita Marques de Oliveira

Coordenadora de Pesquisa


Ana Paula dos Santos Moreira

Monitora de Campo


Lívia Gomes Moreira Moises

Monitora de Campo


Winne Dandara da Silva Moura

Monitora de Campo


Brenda Tamires dos Santos Pereira

Pesquisadora de Campo


Cilene Coelho Moraes

Pesquisadora de Campo


Rossimara Aparecida Vieira

Pesquisadora de Campo


Mykaella Natali Souza da Silva

Pesquisadora de Campo


Nathália de Lima Moralis

Pesquisadora de Campo


Vanessa Jales

Pesquisadora de Campo


Vânia Jales de Mello

Pesquisadora de Campo


Willian Miguel de Oliveira

Pesquisador de Campo