Sobre o Projeto

Formação em condições crônicas e seus fatores de risco associados no Estado de São Paulo

 
 

O ArticulaRRAS é um projeto de ensino e extensão que teve seu início em 2020, quando os serviços de saúde ainda estavam sobrecarregados e cansados com a pandemia do COVID. Após visitar muitos municípios em todas as regiões do estado de São Paulo foi firmada a parceria com mais de 40 municípios.

As equipes acolheram o projeto e juntos estamos realizando o trabalho de olhar para a organização do cuidado às condições crônicas, dentro da Atenção Primária. Com essa experiência única, percebemos a singularidade de cada equipe e a realidade tão plural do estado de SP.

A equipe executora do projeto é composta por pesquisadores da UNESP, Campus de Botucatu, envolvendo cursos de Nutrição, Medicina e Enfermagem, contando ainda com pesquisadores de outras unidades da UNESP da área de geografia, comunicação, educação, agricultura e sociologia.

Fortalecendo o apoio nas regiões das atividades tem-se a participação de pesquisadores da UNIFESP em Santos, a UNIMAR na região de Marília, da UNIRP na região de São José do Rio Preto, da UNESP em Registro, São Vicente, Marília, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

A coordenadora do projeto é responsável pelo INTERSSAN: Centro de Ciência e Tecnologia para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP e também articuladora da Rede-SANS: Rede de defesa e promoção da alimentação adequada saudável e solidária, com grande inserção no Estado de São Paulo junto ao pode público e a sociedade civil , além de outras regiões do Brasil, América Latina e África. Tem coordenado grandes projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão que envolvem a alimentação e nutrição, atuando na interface das políticas públicas de saúde e segurança alimentar e nutricional. Relativo à obesidade tem atuado desde as pesquisas básicas até as políticas públicas.

 

Live de lançamento do curso “A gestão do território na linha de cuidado das condições crônicas- 2022”