Gestores Municipais
O ArticulaRRAS é uma proposta que surgiu para apoiar gestores e equipes de saúde dos municípios do estado de São Paulo (SP), na promoção da saúde, prevenção e cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Obesidade e fatores de risco associados. O conhecimento disponível sobre a importância e as estratégias de atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) é abundante e pode ser acessado de diferentes formas. Neste curso a proposta é apresentar uma breve contextualização das ferramentas indispensáveis para a atuação dos gestores, as quais estejam em sintonia com as tendências atuais.
Cada Módulo pode ser feito individualmente, o certificado é relativo ao módulo finalizado
1 - O MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS
Módulo 1
Neste módulo a equipe do ArticulaRRAS elaborou uma animação, buscando facilitar a compreensão do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), sistematizado para o Sistema Único de Saúde (SUS) por Eugênio Vilaça Mendes. Por mais abstrato que pareça, a compreensão da evolução desse modelo auxilia no planejamento e na tomada de decisão, otimizando recursos humanos e financeiros e proporcionando cuidado mais equitativo, refletindo uma concepção atualizada do cuidado em saúde baseado em evidência e pautada no direito.
2 - REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Módulo 2
A RAS é um modelo de organização do sistema de saúde que busca integrar os diferentes níveis e tipos de serviços de saúde, visando uma atenção mais eficiente, coordenada e centrada no paciente.
RAS visa promover uma abordagem holística e contínua da assistência à saúde, conectando os diversos pontos de atendimento, como postos de saúde, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de especialidades, entre outros. Isso ajuda a garantir que o paciente receba o cuidado certo, no momento certo e no lugar certo.
3 - LINHAS DE CUIDADO
Módulo 3
Nesse módulo a equipe do ArticulaRRAs apresenta as Linhas de Cuidado, que são padronizações técnicas que trazem informações
para orientar os serviços de saúde de forma a centrar o cuidado no usuário e suas
necessidades. Demonstram os fluxos assistenciais com planejamentos
terapêuticos seguros e estabelecem uma “trajetória assistencial ideal” nos
diferentes níveis de atenção, baseadas nas melhores evidências científicas. Com
foco na padronização de ações, e promoção da comunicação entre as equipes,
serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde (RAS), organizam o
cuidado continuado.
4 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Módulo 4
Neste módulo a equipe do ArticulaRRAS apresentou um material sobre Planejamento e Avaliação em saúde, destacando tematicas como governança e ciclo de Políticas Públicas, tratando da Identificação do problema, Definição da agenda, Formulação da política, Tomada de decisão, Implementação, Acompanhamento e Avaliação, discutindo os amplos aspectos relacionados com o Planejamento e a Avaliação
5 - INDICADORES
Módulo 5
Neste módulo, a equipe do ArticulaRRAS apresenta uma reflexão sobre o processo de gestão nos ciclos de políticas públicas. Reforça também a necessidade da Tomada de Decisão baseada em evidência a partir de dados e informações oriundos do monitoramento dos serviços. Isso exige constante empenho das equipes de saúde, que precisam olhar para os dados que produzem e transformá-los em informação, indicador ou conhecimento. O desafio dos gestores é fazer o melhor uso desses dados. Nesse módulo, vamos abordar alguns conceitos e compreender a diferença entre essas terminologias, bem como o trabalho de síntese de informação nos serviços de APS do estado de SP.
6 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Módulo 6
A revolução digital vem se instalando rapidamente no setor da saúde. No entanto, como inserir de forma efetiva essas aceleradas inovações tecnológicas na rotina dos serviços? E como preparar as equipes de tecnologia da informação (TI) e de saúde para o uso dessas tecnologias, ter acesso à infraestrutura necessária e fazer bom uso, priorizando sempre o cuidado? É o que colocamos em debate neste módulo.
7 - PLANO DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E CUIDADO DAS DCNT
Módulo 7
      Neste módulo, a equipe do ArticulaRRAS discute as etapas percorridas na construção dos Planos de Ações Municipais de Prevenção e Enfrentamento das Condições Crônicas não Transmissíveis. Tudo começa quando o gestor se coloca frente à decisão de fazer um plano para cumprir uma condicionalidade, da qual muitas vezes depende a continuidade de um financiamento, ou de encontrar tempo na apertada agenda para uma reflexão coletiva e decisão pautada em evidências sobre as suas práticas. Um caminho mais seguro na busca de bons resultados, porém mais longo.