Instrutivo para profissionais que atuam no cuidado de crianças e adolescentes com excesso de peso publicado pelo Ministério da Saúde

O material conta também com um curso para o cuidado desse público no campo da Atenção Primária.

Para apoiar os profissionais de saúde que atuam no cuidado de crianças e adolescentes com excesso de peso, o Ministério da Saúde  publicou, no final de 2022, material instrutivo para diagnóstico e formas práticas de cuidado das condições de alimentação. 

O instrutivo tem como objetivo, apoiar e qualificar o trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde, pois esse nível de atenção é a porta de entrada preferencial de acolhimento e cuidado individual e coletivo de crianças e adolescentes, sendo um local privilegiado para atuação no cuidado, promoção da saúde e prevenção do sobrepeso e obesidade. 

O documento ressalta a importância do cuidado multicomponente, avaliando a alimentação, atividade física, comportamento sedentário, sono e saúde mental. Acesse aqui o documento. 

Como parte da atuação de prevenção do quadro de obesidade infantil, é ofertado o curso Cuidado da Criança e Adolescente com Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde. As aulas estão disponíveis gratuitamente na plataforma UnaSUS.