SANTO ANDRÉ - SP

População Estimada 2021 (IBGE) - 149.718

A apresentação dos indicadores tem como objetivo dar evidência à situação das doenças crônicas nos municípios, utilizando como parâmetro de comparação os valores do estado de SP.

Taxa de cobertura da Atenção Básica

A cobertura na Atenção Básica é utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 
"grafico aqui" Fonte: E-gestor, 2020.
 

Taxa de Cobertura da Estratégia de Saúde da Família

A cobertura populacional estimada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, dada pelo percentual da população coberta por essas equipes em relação à estimativa populacional, tem como objetivo monitorar o acesso dos usuários ao respectivo modelo de atenção à saúde do município.

 
"grafico aqui" Fonte: E-gestor, 2020.
 

Cobertura do Estado Nutricional de Adultos

O cálculo da cobertura de avaliação antropométrica dos usuários que estão em atendimento na AB ou vinculados a programas sociais, é uma importante ferramenta de monitoramento da inserção de dados de peso e altura realizadas nos serviços. Além disso, a situação nutricional do seu município pode ser acessada através de relatórios públicos (clique aqui). Essas informações podem auxiliar o municípios na organização/reorganização de seus planos e políticas, além de orientar medidas de promoção e prevenção de DCNT.

 
"grafico aqui" Fonte: SISVAN - Relatório Público Adulto (Indicador: IMC/IDADE -2021); IBGE - População estimada para o ano 2021 (faixa etária 20-60 anos).
 

Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida

Mede a proporção de pessoas com hipertensão arterial sistêmica que são consultadas pelas equipes de APS e possuem sua pressão arterial aferida no semestre, em relação a quantidade estimada de hipertensos que o município possui, no intuito de incentivar o registro correto de todos os usuários da APS.

 
"grafico aqui" Fonte: SISAB- Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, 2019-2020.
 

Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada

Mede a proporção de pessoas com Diabetes que são consultadas pelas equipes de APS e possuem exame de hemoglobina glicada solicitado pelo menos uma vez no ano, em relação a quantidade estimada de diabéticos que o município possui, no intuito de incentivar o registro correto de todos os usuários da APS mesmo que possa afetar o resultado do indicador. A medição da hemoglobina glicada pela equipe de APS pressupõe uma avaliação sobre o resultado do tratamento para cada pessoa.

 
"grafico aqui" Fonte: SISAB- Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, 2019-2020.
 

Taxa de mortalidade prematura por doenças do aparelho circulatório

O monitoramento da mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) para doença do aparelho circulatório (CID10 I00-I99), é um importante parâmetro para o planejamento e pactuação dos serviços de saúde, em todos os níveis de atenção.

 
"grafico aqui" Fonte: SES-SP. Coordenadoria de Controle de Doenças. Centro de Vigilância Epidemiológica. Relatório de Mortalidade Prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis - Departamentos Regionais de Saúde. 2019.
 

Taxa de mortalidade prematura por Diabetes Mellitus

O monitoramento da mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) para doença do aparelho circulatório (CID10 E10-E14), é um importante parâmetro para o planejamento e pactuação dos serviços de saúde, em todos os níveis de atenção.

 
"grafico aqui" Fonte: SES-SP. Coordenadoria de Controle de Doenças. Centro de Vigilância Epidemiológica. Relatório de Mortalidade Prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis - Departamentos Regionais de Saúde. 2019.
 

Proporção de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP)

As internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) são internações por doenças passíveis de controle e redução por meio da atenção básica acessível e efetiva, envolvendo prevenção e continuidade do cuidado.

 
"grafico aqui" Fonte: SIH-SUS/DATASUS, 2019.