Pesquisadores do ArticulaRRAS participaram de 21 a 26 de outubro, em Cuenca, no Equador, do 20º Congresso Latino-Americano de Nutrição (SLAN). O evento é um dos mais importantes da área de nutrição do América Latina e reuniu pesquisadores de várias partes do mundo.
Três trabalhos foram apresentados presencialmente pelas pesquisadoras Adriana Aparecida de Oliveira Barbosa e Juliana Indayana de Lima Casto. Ambos retratam ações e resultados parciais do ArticulaRRAS, um projeto de ensino, pesquisa e extensão que teve seu início em 2020 e conclusão previsto para o final de 2023. Visa a transformação das práticas de gestão e promoção, prevenção e cuidado da Obesidade, Hipertensão e Diabetes Mellitus e seus fatores de risco no estado de São Paulo e conta com a parceria de várias instituições de ensino e do poder público do estado de São Paulo.
O primeiro estudo apresentado, que teve como autores Adriana Aparecida de Oliveira Barbosa, Talita Cardoso Rossi e Maria Rita de Oliveira Marques foi sobre a construção e validação do instrumento do ArticulaRRAS. Trata-se da ferramenta utilizada para fazer o diagnóstico do processo de trabalho dos profissionais da área de DCNTs nas 40 cidades que participaram do projeto.
Adriana Aparecida de Oliveira Barbosa, Talita Alex Harley Crisp, Karina Rubia Nunes e Maria Rita de Oliveira Marques foram responsáveis pela análise dos resultados aferidos pelo instrumento, verificando como cada uma das dimensões e variáveis se relacionam entre si. A conclusão revela que ter linhas implementadas e ações de formação são muito importantes para os municípios e vão impactar os resultados dos trabalhos dos profissionais.
O terceiro trabalho, de autoria de Juliana Indayana de Lima Casto e Maria Rita de Oliveira Marques, revelou os resultados preliminares do Projeto Tupã 2030, município laboratório do ArticulaRRAS. O estudo destaca as ações voltadas para a avaliação das crianças, a capacitação de profissionais da educação e desenvolvimento social e o envolvimento de toda a sociedade pensando no cuidado e preservação da má nutrição infantil.