Formação Gestores

Formação Gestores

Curso Formação em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e seus fatores de risco associados no Estado de São Paulo (ArticulaRRAS DCNT - SP).

ACESSE O CURSO

Profissionais de saúde

ArticulaRAAS-w

Sistema SETe - Saúde de Ensino à Distância

Curso "A gestão do território na linha de cuidado das condições crônicas– 2022"

O curso é promovido pela equipe ArticulaRRAS do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP (INTERSSAN),e teve início no dia 19 de setembro de 2022 com a parte teórico-prática realizada através da plataforma online Moodle Sete Unesp.

O curso terá duração de 180 horas, sendo 130 horas de carga horária assíncrona na plataforma (setembro de 2022 a março de 2023, podendo ser estendido). Este irá abordar o cuidado às pessoas com condições crônicas (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Obesidade) e a abordagem dos fatores de risco, especificamente, a alimentação inadequada, o tabagismo e a inatividade física.

Ele foi ofertado à todas as equipes de saúde da atenção primária à saúde dos municípios que assinaram a carta de adesão ao projeto no estado de SP.

ACESSE O PORTAL

Equipe do projeto ArticulaRRAS

curso-articularras-w

Mapeamento e análise de redes de atores em soberania e segurança alimentar e nutricional

Esta proposta está fundamentada em que dizem respeito às políticas públicas, à análise de redes sociais e ao mapeamento de atores, todas numa perspectiva relacionada ao campo alimentar e nutricional, o que possibilita a necessária abordagem interdisciplinar para interpretar a complexidade dessas áreas. Como teoria geral, trabalhar-se-á o conceito de políticas públicas, que vem sendo abordado e desenvolvido a partir de diferentes correntes de análise.

A proposta do curso vincula-se ao projeto “Formação em condições crônicas e seus fatores de risco associados no Estado de São Paulo” (CNPq/MS) que tem entre os seus objetivos o mapeamento de atores atuantes nos territórios de abrangência da atenção primária à saúde. Pesquisadores da Unidade de Políticas Públicas da Universidade de Antióquia (UdeA) dominam essa metodologia e têm nos assessorado no desenvolvimento de trabalhos no Interssan. O propósito é desenvolver essa competência entre pesquisadores e técnicos parceiros do INTERSSAN, com vistas a atender a demanda do projeto em 70 municípios do Estado de São Paulo.

ACESSE O CRONOGRAMA
ACESSE O CONTEÚDO

Cursos de Formação

conteudos-didaticos

Conteúdos Didáticos

Acesso aos materiais didáticos apresentados durante a formação

ACESSE O CONTEÚDO
APOIADORES